dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     07/05/2024            
 
 
    

Desde a antiguidade o homem vem estudando métodos de se localizar na superfície da Terra com observações baseadas nas posições dos astros. Hoje, o processo de localização segue o mesmo princípio, com as posições baseadas em constelações artificiais de satélites. O sistema NAVSTAR, acrônimo do inglês NAVigation Satellite with Time And Ranging, ou apenas GPS, acrônimo do inglês Global Positioning System, é um sistema criado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos para atender a necessidade de precisão do posicionamento para o uso militar. Contudo, devido a grande necessidade em áreas como engenharia, cartografia, geografia, navegação e outros setores, o sistema possui um serviço disponível ao usuário civil, sem custo e com precisão limitada, acessível em qualquer período do dia, sob quaisquer condições atmosféricas e em qualquer local do planeta.

O projeto GPS foi desenvolvido em 1973 e concebido para inicialmente conter 24 satélites, estando completamente operacional em 1994. Já em 2005 o sistema operava com 29 satélites e no meio de 2007 com 30 satélites, hoje já se estima uma quantidade maior, sendo alguns já substituídos.

 

A determinação da posição do receptor GPS é feita utilizando o princípio da triangulação, onde são determinadas as distâncias entre o receptor e os satélites, sendo necessários para isto três satélites. Um quarto satélite é imprescindível no cálculo do posicionamento, este serve para corrigir o erro na medida de tempo entre o relógio do receptor e do satélite, já que os satélites utilizam relógios mais sofisticados que os receptores.

O GPS é composto de três segmentos: espacial, controle e usuário.

O Segmento Espacial representa a constelação de satélites artificiais do sistema GPS e trabalha com no mínimo 24 satélites, dispostos em 6 planos orbitais, inclinados 55º em relação ao Equador. A altitude dos satélites é de aproximadamente 20.200 km, fazendo com que completem uma volta ao redor da Terra em aproximadamente 12 horas. Essa configuração garante ao usuário do sistema receber o sinal de pelo menos 4 satélites em qualquer local da superfície da Terra ou próxima a ela.

O monitoramento do sistema é feito pelo Segmento Controle. Este segmento é composto por estações terrestres de controle localizadas em pontos estratégicos e uma estação principal localizada em Colorado Springs, Colorado, EUA. O segmento terrestre responde pela manutenção e controle do sistema, monitorando o tempo e a órbita dos satélites, informações imprescindíveis no cálculo do posicionamento pelos receptores.

Já o Segmento Usuário, corresponde aos receptores de uso civil e militar. Estes recebem os sinais emitidos pelos satélites e calculam sua posição. Hoje os receptores do sinal GPS estão facilmente disponíveis, muitos dos veículos já saem de fábrica com um sistema de navegação embutido no painel ou a aquisição de um aparelho receptor está mais acessível em relação ao custo. Sua utilização e destinação abrange uma ampla faixa de trabalho como, por exemplo, navegação, logística, aviação e também agricultura. A precisão da posição varia conforme o tipo de equipamento, desde milímetros a poucos metros.

Paralelo ao Sistema GPS (Americano) existem sistemas como o Glonass (Antiga União Soviética), Galileu (União Europeia) e o sistema Beidou-Compass (Chinês), cada qual com sua própria constelação de satélites artificiais e propósitos distintos. Os avanços tecnológicos nesta área visam o aumento da precisão e a confiabilidade dos sistemas, trazendo novos produtos e proporcionando melhor qualidade nos serviços prestados.


 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Mecanização em Agricultura de Precisão - Artigos já Publicados

Erros do sistema global de posicionamento (GPS)
23/02/2012

Novas tecnologias aplicadas durante a operação de semeadura
30/11/2011

Análise do solo: ferramenta indispensável para a agricultura
16/05/2011

A importância da língua inglesa para o profissional de Agricultura de Precisão
25/03/2011

Contribuição da agricultura de precisão no uso de fertilizantes
21/02/2011

Os grandes desafios de quem sempre agiu à sua maneira
29/12/2010

Agricultura de Precisão
26/11/2010

Conteúdos Relacionados à: Agricultura de Precisão
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada